Temperos que fazem bem à saúde

Temperos que fazem bem à saúde

Ainda melhor do que uma receita saborosa é aquela que tem ingredientes que fazem bem. E isso não está necessariamente ligado aos elementos principais do prato. Os temperos, geralmente adicionados para dar mais gosto à comida, podem ser fortes aliados da saúde.

De acordo com a nutricionista Vivian Zollar, há condimentos que já possuem comprovação científica de seus benefícios, como a cebola e o alho, e outros que, apesar de muitos relatos sobre seus efeitos, não foram garantidas pela ciência, como o alecrim, o manjericão. Confira a seguir alguns temperos indicados pela nutricionista e que vale a pena incorporar nas receitas do dia-a-dia.

Alho
Segundo Vivian, o consumo de alho pode ajudar a reduzir a pressão arterial, sendo interessante para quem sofre de hipertensão. Isso por ele tem compostos chamados sulfetos alílicos, formados por enxofre, responsável pelo seu forte odor.

Cebola
Parente do alho, a cebola também é um condimento bastante saudável. “Uma vantagem terapêutica e nutricional é que ela é um alimento com baixa caloria. 100 gramas têm apenas 17 calorias”, diz Vivian. Além disso, a cebola possui fibras, vitaminas (como a C e as do complexo B) e substâncias que ajudam na manutenção da glicemia e dos níveis de colesterol do corpo.

Outra propriedade contida na cebola é a chamada quercitina, composto antioxidante que ajuda a prevenir o câncer. Assim como o alho, a melhor forma de se consumir cebola é crua, sem fritar, para conservar suas características. Não há estudos suficientes que indiquem uma quantidade exata de cebola por dia, mas a nutricionista recomenda o consumo de cerca de 150 gramas diários.

Pimenta
A pimenta é outro tempero que a ciência comprova que pode ajudar na saúde. Por possuir compostos termogênicos, mais precisamente uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a taxa de metabolismo. Em outras palavras, esse condimento ajuda a emagrecer, ao acelerar a queima de calorias.

Isso não significa que basta comer alimentos da gastronomia baiana ou mexicana que os quilinhos a mais vão sumir. Segundo a nutricionista, para que a pimenta faça efeito, é preciso ter uma alimentação balanceada e ter uma rotina de exercícios físicos. A quantidade varia de acordo com o tipo de pimenta: seis unidades de pimenta dedo-de-moça, três de pimenta jalapeño ou até meia malagueta bastam por dia.

Alecrim
Apesar de não ter comprovação científica de seus efeitos, o alecrim é mais um condimento que faz bem à saúde, segundo a nutricionista. “Por ser um composto bem aromático, ele pode ser usado nas refeições com carnes e tem propriedade que ajudam na digestão”, afirma Vivian.

O alecrim também é um alimento diurético, que, além de melhorar o funcionamento dos rins, ajuda na circulação e pode ser útil para pessoas com hipertensão e problemas circulatórios. No entanto, de acordo com a nutricionista, há a crença de que o condimento possa gerar problemas durante a gestação, mas não há comprovação desse efeito.

Manjericão
Muito usado nas massas e molhos, o manjericão é, muitas vezes, esquecido nas saladas. Mas, segundo Vivian, vale a pena usar esse condimento com mais frequência por ser considerado um composto que ajuda na digestão.

Uma receita saudável e saborosa, que usa o manjericão, é o molho pesto. “Essa é uma combinação muito saudável, porque junta o manjericão, que é digestivo, azeite, que é antioxidante e ainda pode ser usada a castanha-do-pará, que também é antioxidante”, afirma.

Orégano
A pizza não precisa ser o único destino do orégano. Com um cheiro ainda melhor quando está fresco, o orégano também conserva melhor suas propriedades quando consumido dessa forma.

De acordo com a nutricionista, o tempero tem um potencial digestivo interessante e ainda é um antioxidante natural, que ajuda no combate aos radicais livres e, assim, atua contra doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, processos associados ao envelhecimento e alterações no sistema nervoso.

Referência: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/6-temperos-que-fazem-bem-a-saude/

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