Quem inventou a batata frita?

Quem inventou a batata frita?

Embora as fritas sejam chamadas pelos americanos de french fries (“batatas francesas”, em inglês), os belgas também reivindicam a autoria dessa maravilha culinária.

Eles alegam ter criado o prato no fim do século 17: o rio Meuse (Mosa, em português), que percorre o sul da Bélgica, congelou, impedindo a atividade da pesca. Para driblar a fome, os nativos cortaram batatas em palitos, e fritaram como se fossem manjubinhas. Porém, há quem diga que as batatas não teriam chegado à região antes de 1735. E que seria muito improvável que, à época, alguém desperdiçasse gordura fritando batatas.

Já na França, o primeiro registro sobre batatas fritas só aparece em 1755, no livro Les Soupers de la Cour (“As Ceias da Corte”), de Menon. A obra trazia receitas de pommes frites (“batatas fritas”, em francês), que saíram dos livros de alta cozinha para virar comida de rua popular na Pont Neuf, de Paris, após a Revolução de 1789.

A fama da gastronomia francesa, aliás, teria sido a grande embaixadora das fritas para outros cantos do mundo: há registros da expressão french fries, em língua inglesa, desde 1856. Depois disso, soldados americanos que passaram pela Bélgica na 1ª Guerra Mundial trocaram as bolas, chamando as fritas belgas de “francesas” (uma das línguas oficiais da Bélgica), reforçando ainda mais esse mito mundo afora.

QUARTÉIS DO GENERAL

Encontre a base mais próxima e DECLARE GUERRA À SUA FOME!

Confira no radar

DELIVERY

GENERAL PEPPER

473344.0728
B.CAMBORIÚ / PRAIA BRAVA
473346.4227 - 3346.7933
ITAJAÍ

faça seu pedido online

PAGUE EM CASA NO CARTÃO

Alelo (refeição), American Express, Dinners, Hipercard,
Master, Sodexo (refeição/alimentação), Visa.